segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Instalação Artística na Fecilcam

Na primeira semana de aula os acadêmicos do bloco D tiveram uma surpresa. Em cada andar encontrávamos uma Instalação Artística.
Nada mais apropriado, afinal, quem disse que só das Letras se alimenta a cultura universitária? E não esqueça de clicar na foto para ampliar.

É com o corpo inteiro que percebemos o espaço, a vida, o mundo portanto (e não apenas com os olhos), pois só percebemos a medida que vivemos, o espaço dos objetos usuais ou não atualmente, também é o universo do homem, pois foi ele que o criou e o definiu como utilitários e históricos do seu domínio da natureza, são essas implicações sociais, ideológicas, tecnológicas e intelectuais, que se discute nas instalações postas em cada um dos andares do bloco D, questionando o lugar, o tempo, o pensar, a ação e a própria inserção do educar e do aprender, do transformar-se em...?, do que fica e do que passa, da poesia, da sensibilidade do ser humano...
Cícero Souza.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

DOE SANGUE!

Alguns membros do ROTARACT CLUB - Grupo de jovens que presta serviços à comunidade acadêmica- estiveram na Fecilcam no dia 14/02 falando da campanha de doação de sangue que aconteceria dia 15. Na quinta-feira muitos voluntários para fazerem à coleta e muitos acadêmicos dispostos a serem solidários. Mas como sangue nunca é demais, com certeza a turma do “quem sabe na próxima” fez falta.
Alguns calouros pensaram que fazia parte do trote da faculdade, o que não deixa de ser uma idéia para os próximos anos já que tinta, farinha de trigo e barro com certeza não impediriam a coleta.
Nada que um algodão antes da agulha não resolva.

Sempre quando ouço falar de preconceito entre brancos e negros a primeira imagem que me vem à cabeça é a do sangue.
Muito dele foi derramado durante a história, mas fosse um branco ou um negro que sangrasse o sangue sempre escoria vermelho.
Mesmo assim, há aqueles que acham que a cor externa é muito mais importante... Que o que os fazem parecer diferentes realmente os torna diferentes.
E depois o ser humano se acha muito inteligente.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Yes, nós falamos português!!!


Há os que dizem que o importante é ganhar e os que afirmam que o que importa é participar (tudo bem que na maioria das vezes dizem isso para consolar criança ou para amenizarem as próprias derrotas), mas confesso que durante o desfile da Mangueira não pensei se ele renderia prêmios a ela, apenas aproveitei para encher meus olhos com as formas e cores que davam vida a um tema que vejo a anos na sala de aula.
Impossível não se emocionar com a comissão de frente criada por Carlinhos de Jesus que a desenvolveu com criatividade e simplicidade capazes de envolver o telespectador e nos fazer pensar que é possível fazer a diferença com boas idéias, disposição e horas e horas de trabalho duro e apaixonado.
A comissão de frente usou placas com letras (quer item mais apropriado em se tratando da língua portuguesa?) e brincou com as palavras.
Foi simples, criativo e fizeram jus as frases do samba:
"TENHO A MAIS BELA MANEIRA DE EXPRESSAR", "ASSIM A LÍNGUA SE MODIFICOU", "MEU IDIOMA TEM O DOM DE TRANSFORMAR"...
Quem sabe se usarmos de criatividade e determinação também não conseguimos modificar a forma como alguns professores ensinam e alunos aprendem a nossa tantas vezes desvalorizada, língua portuguesa?

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Minha pátria é minha língua...






Mangueira meu grande amor.Meu samba vai ao Lácio e colhe a última flor.



Nada mais apropriado para começar esse blog do que aproveitar que a Mangueira tirou dos livros a história da nossa amada, adorada e nem sempre compreendida língua portuguesa.

Energias verde-rosa dos acadêmicos de Letras da Fecilcam para que aconteça um desfile que nos faça viajar nas imagens que apenas imaginamos nos livros

Durante o desfile, nas fantasias e carros alegóricos, a língua portuguesa vai ganhar vida, vai estar além, muito além da gramática.